HORA E DATA !

terça-feira, 1 de janeiro de 2013


Prefeito José Fortunati toma posse por mais 4 anos de mandato em Porto Alegre

Prefeito reeleito foi empossado com seu vice, Sebastião Melo (PMDB). Cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores da capital gaúcha.Vice-prefeito Sebastião Melo (E) e prefeito reeleito José Fortunati (D) são empossados (Foto: Gabriel Cardoso/G1)


 O prefeito José Fortunati (PDT) tomou posse na tarde desta terça-feira (1) para mais quatro anos de mandato em Porto Alegre. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal da capital. O vice-prefeito eleito, Sebastião Melo (PMDB), também foi empossado.
Fortunati e Melo foram eleitos com 65,22% dos votos válidos (517.969). Com a sessão já comandada pelo presidente eleito para a Câmara de Vereadores em 2013, Dr. Thiago Duarte, eles fizeram o juramento diante da Casa lotada de familiares, amigos e dos vereadores empossados.
" É importante relembrarmos a importância política desse dia, que dá vez e voz a quem deve comandar o destino da nossa cidade"
José Fortunati, prefeito de Porto Alegre
"O que estamos fazendo aqui é dar vazão democrática ao que o povo decidiu no último dia 7 de outubro de 2012, empossando os 36 vereadores e vereadoras, o prefeito da capital e o vice-prefeito", ressaltou Fortunati. "Para alguns é apenas um ato formal, mas sabemos que ao longo da história deste país isso não se tornou uma rotina tão frequente. A historia democrática que permitiu a eleição de prefeitos nas capitais é muito recente", lembrou.
"É importante relembrarmos não o ato formal, mas a importância politica deste dia, que dá vez e voz a quem deve comandar o destino da nossa cidade, que são cidadãos que no dia a dia formam o tecido social e dão a voz politica para todos nós", completou o prefeito em seu discurso de posse nesta terça-feira.
Natural de Flores da Cunha, na Serra, José Alberto Reus Fortunati tem 57 anos e ficará no cargo até 2016. Estudou em colégios estaduais nos municípios de Flores da Cunha e Caxias do Sul. Durante sua adolescência participou do movimento dos escoteiros do Brasil. Em Porto Alegre, cursou a faculdade de Matemática da UFRGS, onde foi presidente do Diretório Acadêmico (DAEMA), a Faculdade de Administração Pública e de Empresas e a Faculdade de Direito. Além disso, Fortunati é mestrando em Educação pela PUCRS.
Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, toma posse na Câmara (Foto: Gabriel Cardoso/G1) José Fortunati é funcionário concursado do Banco do Brasil. Presidiu o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (1985/86), consolidando sua inserção no movimento sindical na coordenação da luta contra a liquidação do Banco Sulbrasileiro, que deu origem ao Banco Meridional (1985). O atual prefeito de Porto Alegre participou ainda da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), sendo seu primeiro presidente estadual em 1985, reeleito para a gestão seguinte. Fez parte também da direção nacional da CUT como seu vice-presidente no ano de 1986.
Na politica, foi eleito deputado estadual, em 1987, deputado federal, em 1990, vice-prefeito de Porto Alegre, em 1997, vereador em 2001 e novamente vice-prefeito em 2009. Assumiu o cargo de prefeito em 2010, quando José Fogaça renunciou para concorrer ao governo do estado.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.